DEPOIS DE DOIS ANOS DE AUSÊNCIA DEVIDO À PANDEMIA DA COVID_19 OS CISTER MONGES REGRESSAM ÀS PROVAS POR ETAPAS DE BTT.
FREIXO DE ESPADA À CINTA FOI O ALTAR ESCOLHIDO PARA LONGAS PENITÊNCIAS DOS MONGES E, QUE PENITÊNCIAS...
DUAS ETAPAS EM LINHA E UM PRÓLOGO CONSTITUÍRAM ESTA ETAPA DO RACE NATURE. TRILHOS FABULOSOS E SUBIDAS BEM DURAS MAS COM PAISAGENS FABULOSAS, FORAM OS INGREDIENTES DE 3 DIAS DE PURO BTT ONDE A ORGANIZAÇÃO DA CABREIRA SOLUTIONS NÃO FALTOU COM NADA AOS ATLETAS. GRANDE ORGANIZAÇÃO ESTA A CARGO DO EX_CICLISTA PROFISSIONAL JOÃO CABREIRA.
O NEGATIVO MESMO FOI A FALTA DE OFERTA EM TERMOS DE RESTAURAÇÃO DE FREIXO DE ESPADA À CINTA ONDE HOUVE MUITA DIFICULDADE PARA JANTAR E TOMAR O PEQUENO ALMOÇO. NÃO SE COMPREENDEU O SUCEDIDO MAS FOI O QUE ACONTECEU...
FOTOS: CISTERBTT E RACE NATURE
1º ETAPA
A PRIMEIRA ETAPA EM LINHA DESTE RACE NATURE FOI UMA ETAPA TÍPICA DE UMA PROVA POR ETAPAS. FORAM 76 KMS DUROS E QUE NO FIM SE REGISTOU UM ACUMULADO TOTAL DE SUBIDA POSITIVO DE 2400 METROS E NÃO OS 2000 METROS ANUNCIADOS PELA ORGANIZAÇÃO.
TRATOU-SE DE UM PERCURSO "ROMPE PERNAS" MAS COM PAISAGENS E TRIHOS SIMPLESMENTE FABULOSAS(OS) COM PASSAGENS JUNTO AO RIO DOURO, ATRAVESSAMENTO DAS TIPICAS VINHAS DO DOURO NORDESTINO, QUE SÃO SEMPRE DIFÍCEIS DE ESCALAR. O PONTO ALTO DO PERCURSO FOI A DESCIDA DA FABULOSA CALÇADA DE ALPAJARES QUE ALÉM DE PERIGOSA, DESAFIANTE TEM UMA ÁUREA QUE SÓ LÁ ESTANDO É QUE SE CONSEGUE ENTENDER E PERCEBER O PORQUÊ DE SER ASSIM.
AO CONTRARIO DO QUE FAZIA PREVER AO ANALIZARMOS O MAPA DO PERCURSO, OS ÚLTIMOS 15 KMS SÃO DURÍSSIMOS COM DUAS SUBIDAS LONGAS E DURAS E MESMO AS ZONAS RÁPIDAS NÃO SÃO FÁCEIS.
NESTA ALTURA DO PERCURSO NOMEADAMENTE O MONGE TONY FRAQUEJOU POR COMPLETO NÃO CONSEGUINDO ACOMPANHAR A MELHOR FORMA FÍSICA DO SEU COLEGA DE DUPLA O MONGE FILIPE.
JÁ PERTO DO FIM DA ETAPA E APANHANDO A BOLEIA DE UMA DUPLA MISTA, OS MONGES LÁ CONSEGUIRAM AUMENTAR UM POUCO MAIS O ANDAMENTO E TERMINAREM A ETAPA NA 17ª POSIÇÃO COM O TEMPO DE 05:15:45
COMO A PREPARAÇÃO NÃO FOI MUITA PELA PARTE DO MONGE TONYS QUE SE CONCENTROU NOS GRANFONDOS DE ESTRADA, O TEMPO OBTIDO NESTA PRIMEIRA ETAPA ACABOU POR NÃO SER TÃO MAU.
CONCLUÍDA A ETAPA E DEPOIS DE UMA REVIGORANTE PASTA RECOVERY E DE UM BOM BANHO, FOI TEMPO DE ALONGAR AS PERNAS FAZENDO UMA VISITA AO CENTRO HISTÓRICO DE FREIXO DE ESPADA À CINTA E NOMEADAMENTE AO SEU CASTELO, À SUA IGREJA E AO SEU FREIXO, SÍMBOLO DESTA VILA PITORESCA PORTUGUESA PARA DEPOIS DESCANSAR UM POUCO.
2ª ETAPA
A SEGUNDA ETAPA FOI UMA CONTINUAÇÃO DA PRIMEIRA ONDE A DUREZA VOLTOU A IMPERAR E DE QUE MANEIRA.
MAIS UM PERCURSO "ROMPE PERNAS" SEM SECÇÕES ROLANTES. OU SUBIA OU DESCIA E MESMO AS DESCIDAS NÃO ERAM FÁCEIS. FORAM 66 KMS COM MAIS 400 METROS DE ACUMULADO DE SUBIDA POSITIVO DO QUE INICIALMENTE PREVISTO O QUE NA REALIDADE E NO TOTAL, ANDOU PELOS 2000 METROS DE ACUMULADO.
FOI UM DIA EM QUE OS MONGES ANDARAM MELHOR EM QUE A GESTÃO DAS FORÇAS FOI O SEGREDO DO DIA.
NOVAMENTE COM PAISAGENS FABULOSAS O PONTO ALTO DE ADRENALINA FOI A DESCIDAS PARA O MAZOUCO. NUM TRILHO DE MUITA PEDRA SOLTA ANDOU-SE A UMA VELOCIDADE VERTIGINOSA . SE A SUBIR AS PERNAS DOÍAM, A DESCER FORAM AS MÃOS QUE GEMERAM :) MAS O BTT É ISTO. É DOR, É SUPERAÇÃO, É ENTREAJUDA, É UM DESCARREGAR DE SENSAÇÕES ENORME.
PERCORRENDO NO TRAJETO DA GRANDE ROTA 36 RAPIDAMENTE SE CHEGOU A FREIXO DE ESPADA À CINTA E ASSIM POR MAIS UMA VEZ OS MONGES SE TORNARAM FINISHER'S DE UMA PROVA POR ETAPAS.
TERMINARAM A ETAPA NO 15º POSTO COM O TEMPO DE 04:18:44
NO COMPUTO GERAL DAS DUAS ETAPAS TERMINARAM NO 17º LUGAR COM O TEMPO DE 09:34:30
TRATOU-SE UMA VEZ MAIS DE UM FIM-DE-SEMANA CHEIO DE BTT E DE CAMARADAGEM DE UM ROL DE PENITÊNCIAS A QUE OS MONGES SOUBERAM DAR RESPOSTA :)
Sem comentários:
Enviar um comentário