PARA ESTA 2ª ETAPA, A COISA ADENSAVA-SE E O DIA IA SER DURO.
NO BRIEFING DA MANHÃ, JÁ NA ZONA DE PARTIDA, FOI-NOS COMUNICADO QUE A ETAPA IRIA SER NEUTRALIZADA ENTRE FAFIÃO E MATA-VACAS POR PERIGO DE INCÊNDIO, COMUNICOU O CNF À ORGANIZAÇÃO DA PROVA NA VÉSPERA. TINHA-MOS ASSIM UMA ALTERAÇÃO AO QUAL OS ATLETAS ESTAVA PREVENIDOS CASO VIESSE A VERIFICAR TAL SITUAÇÃO.
COM A ALTERAÇÃO A ETAPA PASSAVA DOS 98KMS PARA OS 105KMS.
O DIA PROMETIA CALOR E AS SUBIDAS, BASTANTE SUOR.
COMO NA ETAPA ANTERIOR, NÃO HOUVE GRANDE NERVOSISMO NA PARTIDA E LÁ NA FRENTE, OS LÍDERES PAUTAVAM O ANDAMENTO. A SAÍDA DE FAFE PARA A SERRA FOI COMPLICADA ASSIM QUE SE ENTROU NA TERRA. POIS SÓ PASSAVA UM E A COISA DEMOROU BASTANTE. OS MONGES PERDERAM MUITO TEMPO E RECUPERAR NÃO FOI FÁCIL. NO ENTANTO, DEPOIS DE ENCONTRAREM O RITMO CERTO FOI UM "CORRIDINHO" :)
A PASSAGEM PELA ALBUFEIRA DA QUEIMADELA FOI ESPETACULAR MAS O PRIMEIRO GRANDE MURO VINHA LOGO A SEGUIR. ERA A SUBIDA DA SERRA DO MAROIÇO. MAS QUE TAREIA!!! :)
PASSADA ESTA DIFICULDADE, UMA LONGA E SINUOSA DESCIDA ATÉ À ALBUFEIRA DE GUILHOFREI...FOI SEMPRE A DAR :)
EM FRENTE QUE ATRÁS VÊM MAIS BETETISTAS E RAPIDAMENTE CHEGAMOS AO PRIMEIRO ABASTECIMENTO, EM VIEIRA DO MINHO, ONDE DE SEGUIDA, TERÍAMOS OUTRO MURO DE RESPEITO, A SERRA DA CABREIRA. A SUBIDA FOI LONGA, LONGA E DEPOIS DE PASSADO MAIS ESTE OBSTÁCULO, MAIS UMA VERTIGINOSA DESCIDA ATÉ À ALBUFEIRA DE SALAMONDE. NESTA FASE, A PAISAGEM ERA GIGANTESCA E COM A SERRA DO GERÊS PELA FRENTE E AINDA TANTO PARA SUBIR, "A COISA" ATÉ METIA MEDO.
RAPIDAMENTE CHEGAMOS À ALBUFEIRA E A SUBIDA ATÉ FAFIÃO, SOB UM CALOR ABRASADOR, CERCA DE 33º, FEZ-SE BEM E INSERIDOS NUM GRUPO DE BETETISTAS.
PASSADO FAFIÃO, RAPIDAMENTE CHEGAMOS À ERMIDA, SEGUNDO PONTO DE ABASTECIMENTO MAS ANTES, PENAMOS A BOM PENAR, PELA SUBIDA DAS CATARATAS DO TAITI. MAS QUE SOFRIMENTO E DEPOIS COM TANTOS CARROS PARADOS E OUTROS A QUEREREM PASSAR...BEM UMA CONFUSÃO TERRÍVEL.
NA ERMIDA, DEMOS SEGUIMENTO OPÇÃO 2 DEPOIS DA NEUTRALIZAÇÃO DA ETAPA. NÃO FOI BOM, NADA BOM. PRIMEIRO PORQUE NÃO SUBIMOS MATAVACAS E DEPOIS, ATÉ SANTA ISABEL, FIZEMOS SEMPRE ALCATRÃO E UMA VEZ MAIS, FOI UM SOFRIMENTO TERRÍVEL DEBAIXO DE UM SOL ABRASADOR. NO ENTANTO, ESTÁVAMOS A ANDAR BEM E TÍNHAMOS A NOÇÃO DE QUE IRÍAMOS SUBIR NA CLASSIFICAÇÃO.
CHEGADOS A TERRAS DE BOURO, MAIS UMA ETAPA CONCLUÍDA COM ÊXITO E O CORPO EM ÊXTASE MAS PRONTO PARA A ETAPA SEGUINTE :)
ACABADA A ETAPA, FOI HORA DE ENTREGAR AS BIKES NOS MECÂNICOS E GOZAR DO APETITOSO LANCHE DE FIM DE ETAPA.
DEPOIS, UM BOM BANHO E UM SUPER JANTAR, CHEIO DE COISAS BOAS :)
POR FIM E DEPOIS DE LONGAS CONVERSAS, FOI A HORA DO RECOLHER E COLOCAR O CORPO A DESCANSAR.
NO DIA SEGUINTE, SEGUIA-SE A ÚLTIMA ETAPA :)
O AMANHECER NA CIDADE DE FAFE
MOMENTO DO ACORDAR
E O SABOROSO MOMENTO DO PEQUENO ALMOÇO
TSOARES O CISTER MONGE
NA ZONA DE PARTIDA...CONCENTRAÇÃO É A PALAVRA DE ORDEM DOS MONGES
MOMENTOS INICIAIS DA PARTIDA
PELA ESPETACULAR PASSAGEM PELA ALBUFEIRA DA QUEIMADELA
SUBIDA AO CUME DA SERRA DO MAROIÇO...UM AUTÊNTICO MURO LONGO E ÍNGREME...O MONGE PAK FERREIRA ENTROU NA FRENTE E AOS POUCOS O MONGE TSOARES CHEGOU AO SEU ENCALÇO. NOS ÚLTIMOS QUILÓMETROS DE SUBIDA, A ENTREAJUDA DOS MONGES AJUDOU A QUE A MESMA FOSSE MENOS PENOSA.
EM PLENA SUBIDA, O CALOR APERTADA E DE QUE MANEIRA E POR ISSO, O BOM APOIO DO CARRO DA ORGANIZAÇÃO CHEGOU NUMA BOA E CRUCIAL ALTURA DA ESCALADA SERRANA
E A SUBIDA CONTINUA...
DEPOIS DE UMA INFERNAL SUBIDA, SEGUIA-SE AGORA UMA SUPER DESCIDA ATÉ À ALBUFEIRA DO ERMAL E COMO PANO DE FUNDO, A SERRA DA CABREIRA QUE AINDA IRIA SER ULTRAPASSADA NO DECORRER DESTA ETAPA...
ÀS PORTAS DE VIEIRA DO MINHO
À PASSAGEM POR FAFIÃO, ONDE ALGUNS BETETISTAS APROVEITARAM PARA REFRESCAR O CORPO...E A ALMA :)
A PASSAR PELAS PONTES DE RIO CALDO
POR SANTA ISABEL DO MONTE... NÃO EXISTEM LIMITES PARA A SUPERAÇÃO PESSOAL...
E POR FIM O FINAL DA ETAPA CHEGOU E COM UMA SUBIDA NA CLASSIFICAÇÃO GERAL :)
UM DELICIOSO JANTAR PARA ACABAR O DIA
CERIMÓNIA DO PÓDIO E BRIEFING FINAL
TRACK GPS DA ETAPA AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário