PELA PRIMEIRA VEZ OS MONGES DE BOURO PARTICIPARAM NO IBR (IBERICO BIKE RACE) EM MAIS UMA PROVA POR ETAPAS DESTA VEZ, EM MONTALEGRE, NUM SANTUÁRIO CHEIO DE BELOS TRILHOS E PAISAGENS FABULOSAS :)
O IBR FICARÁ PARA SEMPRE LIGADO À HISTÓRIA DOS CISTERBTT OS MONGES DA BICICLETA POIS FOI A PRIMEIRA PROVA EM QUE A DUPLA DE MONGES CONSTITUÍDA PELO TONY SOARES E PELO PACK FILIPE FERREIRA, CONSEGUIRAM UM PÓDIO FINAL.
DEPOIS DE TEREM CONSEGUIDO O TERCEIRO TEMPO NO PRÓLOGO, NA ETAPA 1 E SEGUNDO LUGAR NA ETAPA 2, FECHARAM A PROVA NO SEGUNDO LUGAR DA GERAL DE DUPLAS M30. FOI DE FACTO UM FEITO INÉDITO E MUITO FESTEJADO PELOS MONGES :)
QUANTO À PROVA PROPRIAMENTE DITA, FOI UMA PROVA ESPETACULAR, DURA NO TERRENO E DURA NO QUE À METEOROLOGIA DIZ RESPEITO DEVIDO À CHUVA E TROVOADA QUE SE FIZERAM SENTIR DURANTE A MESMA.
O AMBIENTE VIVIDO FOI ESPETACULAR COMO É APANÁGIO NESTE TIPO DE PROVAS E EM TERMOS ORGANIZATIVOS, NÃO FOI MAU MAS HÁ ASPECTOS FUNDAMENTAIS QUE É NECESSÁRIO MELHORAR .
EM SUMA FORAM TRÊS DIAS DE PENITÊNCIA PURA E DURA :)
PRÓLOGO
NUM PRÓLOGO COM CERCA DE 6 KMS E COM UMA SUBIDA LONGA PARA DEPOIS DESCER ATÉ À META NUMA DESCIDA RÁPIDA, OS MONGES FORAM OS PRIMEIROS A DAR O TIRO DE PARTIDA E A TERMINAREM O MESMO NO TERCEIRO POSTO NAS DUPLAS M30.
ETAPA 1
PARA A PRIMEIRA ETAPA EM LINHA AGUARDAVAM OS ATLETAS UMA DISTÂNCIA DE 72 KMS E CERCA DE 1800 METROS DE SUBIDA DE ACUMULADO POSITIVO.
COM UM TEMPO DE CHUVA MAS NÃO FRIO, ASSIM SE ARRANCOU PARA A ETAPA.
NÃO FOI UM ARRANQUE RÁPIDO COMO EM OUTRAS PROVAS MAS VIVO O SUFICIENTE PARA COMEÇAR A CRIAR ESPAÇOS LOGO NA PRIMEIRA SUBIDA AO KM 3 SENSIVELMENTE.
A PRIMEIRA PARTE DO PERCURSO LEVAVA-NOS ATÉ PITÕES DAS JÚNIAS ONDE ESTAVA LOCALIZADO O PRIMEIRO ABASTECIMENTO.
NESTE TRAMO DE PERCURSO A CHUVA DEU TRÉGUAS E ANDAMOS NUM RITMO ALGO CALMO E SEMPRE NA COMPANHIA NA DUPLA "DOS" PRO-ENERGY, DO HÉLDER E DO JOSÉ RODRIGUES.
SINGLE TRACK A SEGUIR A PITÕES E TODO O TRILHO QUE PERCORREU A MARGEM DA ALBUFEIRA DE PARADELA FOI SIMPLESMENTE SOBERBO E FOI POR ESTA PASSAGEM QUE OS MONGES TIVERAM DE DEIXAR PARA TRÁS A DUPLA "DOS" PRO-ENERGY.
O RITMO ERA BOM E À PASSAGEM DO SEGUNDO ABASTECIMENTO, COMEÇOU A CHOVER E A TROVEJAR VIOLENTAMENTE. UM AUTÊNTICO DILÚVIO. TALVEZ FOSSE UM PRONUNCIO DO QUE ESTAVA PARA VIR :)
TAL INTEMPÉRIE NÃO ASSUSTOU OS MONGES QUE AINDA CARREGARAM MAIS NO PEDAL PARA FECHAR A ETAPA NA TERCEIRA POSIÇÃO DA CLASSE MASTER 30 PARA SURPRESA DOS PRÓPRIOS.
CONFIRMANDO-SE A TERCEIRA POSIÇÃO, FOI UM MOMENTO INTENSO, HISTÓRICO E DE ALEGRIA ENTRE OS MONGES.
NA SEGUNDA ETAPA PASSAVAM A TER UM OBJECTIVO DIFERENTE DO HABITUAL, POIS TINHAM UMA POSIÇÃO A DEFENDER E SE POSSÍVEL ATACAR AS POSIÇÕES CIMEIRAS.
ETAPA 2
O DIA DAS DECISÕES PARA OS MONGES. MANTERIAM OU PERDERIAM O TERCEIRO LUGAR? CONSEGUIRIAM SUBIR MAIS UMA OU EVENTUALMENTE ATÉ GANHAR A COMPETIÇÃO?
O DIA CONTINUAVA CHUVOSO E PARA ABRIR O APETITE, NADA MELHOR DO QUE A PRIMEIRA SUBIDA AO PÓDIO DOS CISTERBTT NUMA PROVA POR ETAPAS PARA RECEBEREM O PRÉMIO DE TERCEIRO LUGAR RELATIVO À PRIMEIRA ETAPA.
UMA VEZ MAIS FOI UMA PARTIDA CALMA MAS VIVA EM QUE NOVAMENTE A PRIMEIRA SUBIDA E LOGO NO ARRANQUE DA ETAPA COMEÇOU A PARTIR O PELOTÃO.
A ESTRATÉGIA DOS MONGES ERA SIMPLES: MANTER UM RITMO VIVO SEM GRANDES ACELERAÇÕES PARA EVITAR GASTOS DE ENERGIA DESNECESSÁRIOS E MARCAR A DUPLA QUE SEGUIA EM QUARTO LUGAR.
O PLANO FOI SEGUIDO À RISCA NO ENTANTO, NO KM 15 NA SUBIDA DE MORGADE, OS MONGES TIVERAM DE ABRANDAR POR FORTES DORES NAS COSTAS DO MONGE TONY S.
DALI EM DIANTE FOI SEMPRE A "CARBURAR" E A ULTRAPASSAGEM A ATLETAS TORNAVA-SE NUM ATO NORMAL.
DEVIDO AO INTENSO NEVOEIRO, NÃO DAVA PARA ADMIRAR A PAISAGEM SOBRE A BARRAGEM DO ALTO RABAGÃO QUE DAVA PARA VER QUE ERA BRUTAL.
À PASSAGEM POR VILAR DE PERDIZES ONDE SE SITUAVA O ABASTECIMENTO, IRÍAMOS TER A PARTE MAIS DURA DO DIA. A ASCENÇÃO AO LAROUQUINHO EM PLENA SERRA DO LAROUCO. A PRIMEIRA PARTE FOI SIMPLES, MAS A SEGUNDA... BEM MAS QUE PENITÊNCIA E COM A BIKE À MÃO. QUE COISA MAIS DURA.
PASSADA ESTA DIFICULDADE, RAPIDAMENTE SE CHEGOU A MONTALEGRE E AS FORÇAS JÁ IAM JUSTAS COM O MONGE TONY S A TER FORTES CAIMBRAS. O KM FINAL DE ASCENÇÃO AO CASTELO FOI DE UM SOFRIMENTO TERRÍVEL MAS ESTAVA EM JOGO UM LUGAR NO PÓDIO E MONGE QUE É MONGE NÃO FOI AO CHÃO E CONSEGUIRAM CORTAR A META EM SEGUNDO LUGAR DAS DUPLAS DE MASTER 30 E FECHANDO ASSIM NO PÓDIO NA SEGUNDA POSIÇÃO.
FOI UMA EMOÇÃO NUNCA DANTES VIVIDA E SENTIDA. NA CERIMÓNIA DO PÓDIO FOI UMA LOUCURA INTERIOR ENORME :)
OS CISTERBTT OS MONGES DA BICICLETA TINHAM CONSEGUIDO FINALMENTE UM PÓDIO NUMA PROVA POR ETAPAS EM DUPLAS :)
Sem comentários:
Enviar um comentário