quinta-feira, 12 de outubro de 2023

IBERICO BIKE RACE (IBR) - 01/02/03/SETEMBRO (MONTALEGRE)

 PELA PRIMEIRA VEZ OS MONGES DE BOURO PARTICIPARAM NO IBR (IBERICO BIKE RACE) EM MAIS UMA PROVA POR ETAPAS DESTA VEZ,  EM MONTALEGRE, NUM SANTUÁRIO CHEIO DE BELOS TRILHOS E PAISAGENS FABULOSAS :)

O IBR FICARÁ PARA SEMPRE LIGADO À HISTÓRIA DOS CISTERBTT OS MONGES DA BICICLETA POIS FOI A PRIMEIRA PROVA EM QUE A DUPLA DE MONGES CONSTITUÍDA PELO TONY SOARES E PELO PACK FILIPE FERREIRA, CONSEGUIRAM UM PÓDIO FINAL.

DEPOIS DE TEREM CONSEGUIDO O TERCEIRO TEMPO NO PRÓLOGO, NA ETAPA 1 E SEGUNDO LUGAR NA ETAPA 2, FECHARAM A PROVA NO SEGUNDO LUGAR DA GERAL DE DUPLAS M30. FOI DE FACTO UM FEITO INÉDITO E MUITO FESTEJADO PELOS MONGES :)

QUANTO À PROVA PROPRIAMENTE DITA, FOI UMA PROVA ESPETACULAR, DURA NO TERRENO E DURA NO QUE À METEOROLOGIA DIZ RESPEITO DEVIDO À CHUVA E TROVOADA QUE SE FIZERAM SENTIR DURANTE A MESMA.

O AMBIENTE VIVIDO FOI ESPETACULAR COMO É APANÁGIO NESTE TIPO DE PROVAS E EM TERMOS ORGANIZATIVOS, NÃO FOI MAU MAS HÁ ASPECTOS FUNDAMENTAIS QUE É NECESSÁRIO  MELHORAR .

EM SUMA FORAM TRÊS DIAS DE PENITÊNCIA PURA E DURA :)

 

 





PRÓLOGO

NUM PRÓLOGO COM CERCA DE 6 KMS E COM UMA SUBIDA LONGA PARA DEPOIS DESCER ATÉ À META NUMA DESCIDA RÁPIDA, OS MONGES FORAM OS PRIMEIROS A DAR O TIRO DE PARTIDA E A TERMINAREM O MESMO NO TERCEIRO POSTO NAS DUPLAS M30.




ETAPA 1


PARA A PRIMEIRA ETAPA EM LINHA AGUARDAVAM OS ATLETAS UMA DISTÂNCIA DE 72 KMS E CERCA DE 1800 METROS DE SUBIDA DE ACUMULADO POSITIVO.

COM UM TEMPO DE CHUVA MAS NÃO FRIO, ASSIM SE ARRANCOU PARA A ETAPA.

NÃO FOI UM ARRANQUE RÁPIDO COMO EM OUTRAS PROVAS MAS VIVO O SUFICIENTE PARA COMEÇAR A CRIAR ESPAÇOS LOGO NA PRIMEIRA SUBIDA AO KM 3 SENSIVELMENTE.

A PRIMEIRA PARTE DO PERCURSO LEVAVA-NOS ATÉ PITÕES DAS JÚNIAS ONDE ESTAVA LOCALIZADO O PRIMEIRO ABASTECIMENTO. 

NESTE TRAMO DE PERCURSO A CHUVA DEU TRÉGUAS E ANDAMOS NUM RITMO ALGO CALMO E SEMPRE NA COMPANHIA NA DUPLA "DOS" PRO-ENERGY, DO HÉLDER E DO JOSÉ RODRIGUES.

SINGLE TRACK A SEGUIR A PITÕES E TODO O TRILHO QUE PERCORREU A MARGEM DA ALBUFEIRA DE PARADELA FOI SIMPLESMENTE SOBERBO E FOI POR ESTA PASSAGEM QUE OS MONGES TIVERAM DE DEIXAR PARA TRÁS A DUPLA "DOS" PRO-ENERGY.

O RITMO ERA BOM E À PASSAGEM DO SEGUNDO ABASTECIMENTO, COMEÇOU A CHOVER E A TROVEJAR VIOLENTAMENTE. UM AUTÊNTICO DILÚVIO. TALVEZ FOSSE UM PRONUNCIO DO QUE ESTAVA PARA VIR :)

TAL INTEMPÉRIE NÃO ASSUSTOU OS MONGES QUE AINDA CARREGARAM MAIS NO PEDAL PARA FECHAR A ETAPA NA TERCEIRA POSIÇÃO DA CLASSE MASTER 30 PARA SURPRESA DOS PRÓPRIOS.

CONFIRMANDO-SE A TERCEIRA POSIÇÃO, FOI UM MOMENTO INTENSO, HISTÓRICO E DE ALEGRIA ENTRE OS MONGES.

NA SEGUNDA ETAPA PASSAVAM A TER UM OBJECTIVO DIFERENTE DO HABITUAL, POIS TINHAM UMA POSIÇÃO A DEFENDER E SE POSSÍVEL ATACAR AS POSIÇÕES CIMEIRAS.


 



















ETAPA 2


O DIA DAS DECISÕES PARA OS MONGES. MANTERIAM OU PERDERIAM O TERCEIRO LUGAR? CONSEGUIRIAM SUBIR MAIS UMA OU EVENTUALMENTE ATÉ GANHAR A COMPETIÇÃO?

O DIA CONTINUAVA CHUVOSO E PARA ABRIR O APETITE, NADA MELHOR DO QUE A PRIMEIRA SUBIDA AO PÓDIO DOS CISTERBTT NUMA PROVA POR ETAPAS PARA RECEBEREM O PRÉMIO DE TERCEIRO LUGAR RELATIVO À PRIMEIRA ETAPA.

UMA VEZ MAIS FOI UMA PARTIDA CALMA MAS VIVA EM QUE NOVAMENTE A PRIMEIRA SUBIDA E LOGO NO ARRANQUE DA ETAPA COMEÇOU A PARTIR O PELOTÃO.

A ESTRATÉGIA DOS MONGES ERA SIMPLES: MANTER UM RITMO VIVO SEM GRANDES ACELERAÇÕES PARA EVITAR GASTOS DE ENERGIA DESNECESSÁRIOS E MARCAR A DUPLA QUE SEGUIA EM QUARTO LUGAR.

O PLANO FOI SEGUIDO À RISCA NO ENTANTO, NO KM 15 NA SUBIDA DE MORGADE, OS MONGES TIVERAM DE ABRANDAR POR FORTES DORES NAS COSTAS DO MONGE TONY S.

DALI EM DIANTE FOI SEMPRE A "CARBURAR" E A ULTRAPASSAGEM A ATLETAS TORNAVA-SE NUM ATO NORMAL.

DEVIDO AO INTENSO NEVOEIRO, NÃO DAVA PARA ADMIRAR A PAISAGEM SOBRE A BARRAGEM DO ALTO RABAGÃO QUE DAVA PARA VER QUE ERA BRUTAL.

À PASSAGEM POR VILAR DE PERDIZES ONDE SE SITUAVA O ABASTECIMENTO, IRÍAMOS TER A PARTE MAIS DURA DO DIA. A ASCENÇÃO AO LAROUQUINHO EM PLENA SERRA DO LAROUCO. A PRIMEIRA PARTE FOI SIMPLES, MAS A SEGUNDA... BEM MAS QUE PENITÊNCIA E COM A BIKE À MÃO. QUE COISA MAIS DURA.

PASSADA ESTA DIFICULDADE, RAPIDAMENTE SE CHEGOU A MONTALEGRE E AS FORÇAS JÁ IAM JUSTAS COM O MONGE TONY S A TER FORTES CAIMBRAS. O KM FINAL DE ASCENÇÃO AO CASTELO FOI DE UM SOFRIMENTO TERRÍVEL MAS ESTAVA EM JOGO UM LUGAR NO PÓDIO E MONGE QUE É MONGE NÃO FOI AO CHÃO E CONSEGUIRAM CORTAR A META EM SEGUNDO LUGAR DAS DUPLAS DE MASTER 30 E FECHANDO ASSIM NO PÓDIO NA SEGUNDA POSIÇÃO.

FOI UMA EMOÇÃO NUNCA DANTES VIVIDA E SENTIDA. NA CERIMÓNIA DO PÓDIO FOI UMA LOUCURA INTERIOR ENORME :)

OS CISTERBTT OS MONGES DA BICICLETA TINHAM CONSEGUIDO FINALMENTE UM PÓDIO NUMA PROVA POR ETAPAS EM DUPLAS :)





















Sem comentários: