domingo, 1 de dezembro de 2019

VILA DO CONDE PENEDA GERÊS EXTREME (VCPGE) - 2-3-4/08/2019


UMA VEZ MAIS OS MONGES PARTICIPARAM NO VCPGE UMA DAS MELHORES PROVAS POR ETAPAS REALIZADAS EM TERRITÓRIO NACIONAL.
UMA VEZ MAIS O VCPGE OFERECEU DUREZA, CONVÍVIO, CAMARADAGEM E MUITO BTT.
INSERIDOS NUM PELOTÃO FORTE OS MONGES, UMA VEZ MAIS AFETADOS COM ALGUM AZAR NOMEADAMENTE NA PRIMEIRA ETAPA, ACABARAM POR FAZER UMA BOA PROVA TERMINANDO A MESMA NA 73ª POSIÇÃO NA GERAL E EM 34ª LUGAR NA CATEGORIA DE MASTER 30 COM O TEMPO DE 17:43:06
CLASSIFICAÇÕES À PARTE, O OBJETIVO FOI CUMPRIDO POIS TORNARAM-SE NOVAMENTE FINISHER'S.
UMA VEZ MAIS O CONVÍVIO ENTRE ATLETAS FOI UMA TÓNICA DOMINANTE, ALIÁS ESTA É UMA DAS GRANDES VIRTUDES DESTES EVENTOS POR ETAPAS, O CONVÍVIO ENTRE ATLETAS DE TODOS OS CANTOS DO PAÍS E ALGUNS ESTRANGEIROS.
ESTE ANO ALÉM DE OUTROS ATLETAS CONHECIDOS DE OUTRAS PROVAS, OS MONGES CONVIVERAM E PARTILHARAM AS SUAS EMOÇÕES COM COLEGAS DA ZONA, NOMEADAMENTE, O CLÁUDIO VELOSO, FÁBIO MARTINS, MARCO SILVA E O DIOGO FERNANDES.
PEDALADAS À PARTE, A ORGANIZAÇÃO ESTEVE À ALTURA DO DESAFIO. SEMPRE PRESENTE, SEMPRE DISPONÍVEL E COM PREOCUPAÇÃO DE QUE NADA FALTASSE AOS ATLETAS. POR ISSO PARABÉNS JOÃO CABREIRA E RESTANTES COLABORADORES.

VOLTANDO ÀS PEDALADAS, A ETAPA 1 ARRANCOU UMA VEZ MAIS DE VILA DO CONDE PARA TERMINAR 101 KMS DEPOIS NOS ARCOS DE VALDEVEZ, O "BASE CAMP" DA PROVA.
FOI UMA ETAPA DURA MAS DE CERTA FORMA ROLANTE APESAR DAS MONTANHAS A ULTRAPASSAR. O DIA ESTAVA BOM E A FLUIDEZ DOS MONGES ESTAVA BOA, COM UM BOM ANDAMENTO.
INSERIDOS SEMPRE EM PEQUENOS GRUPOS IAM "PAPANDO" KMS NUMA BOA MÉDIA DE PEDALADA ATÉ QUE CHEGA O MOMENTO CRUCIAL DA ETAPA E ATÉ MESMO DA PROVA NO QUE Á GERAL DIZ RESPEITO.
NA ÚLTIMA GRANDE MONTANHA, NA ÚLTIMA GRANDE SUBIDA PARA SER ULTRAPASSADA, JÁ DEPOIS DO ABASTECIMENTO DE PORTELA DO VADE, O PEDAL DIREITO DA BIKE DO MONGE TSOARES PARTIU. A SORTE UMA VEZ MAIS VOLTOU A SER MADRASTA.
NO INÍCIO DE UMA SUBIDA, A 20 KMS DO FIM DA ETAPA, ERA IMPENSÁVEL ACONTECER UMA COISA DAQUELAS...
MOVIDO PELA FORÇA DE ESPÍRITO ENORME COMO SÓ UM MONGE CONSEGUE TER :) E PELA FORÇA DE CAMARADAGEM DO MONGE FILIPE, O MONGE TSOARES LÁ ACABOU POR TERMINAR A ETAPA COM O PEDAL PARTIDO. É CERTO QUE O ANDAMENTO QUEBROU E MUITO, MAS O IMPORTANTE FOI FECHAR A ETAPA E ISSO FOI ATÉ MOTIVADOR PARA AS ETAPAS SEGUINTES.
CONCLUÍDA A ETAPA, FOI TEMPO DE RECUPERAR, QUER NO PRATO, QUER DEPOIS NO RIO VEZ :)
































PARA A ETAPA DOIS O PERCURSO SERIA EM TORNO DOS ARCOS DE VALDEVEZ, ENTRANDO NO PARQUE NACIONAL E PASSANDO UMA VEZ MAIS PELO TIBETE PORTUGUÊS, A ALDEIA DE SISTELO.
DUREZA E MUITA PENITÊNCIA ERA ESPERADA PARA ESTE DIA.
JÁ COM UNS PEDAIS NOVOS NA BIKE DO MONGE TSOARES, A MORAL DOS MONGES VOLTAVA A ESTAR EM ALTA E PARTIAM PARA ESTA ETAPA CONFIANTES NUM BOM  RESULTADO APESAR DAS DIFICULDADES INERENTES AO PERCURSO.
TRATOU-SE DE UMA ETAPA COM ASCENÇÕES DURAS E DESCIDAS NÃO MENOS FÁCEIS, ALGUMAS COM MUITA PEDRA E COM SINGLETRACKS RÁPIDOS E MUITO TÉCNICOS. COM UM INÍCIO DURO COM A PRIMEIRA GRANDE SUBIDA A SELECCIONAR O PELOTÃO SEGUIA-SE DEPOIS UM SOBE E DESCE CONSTANTE COM ZONAS ESPETACULARES E SEMPRE A DAR "BRITA" EM CIMA DOS CRANKS. A PASSAGEM POR SISTELO FOI FABULOSA MAS A SUA APROXIMAÇÃO FOI DURA, NUMA DESCIDA PERIGOSA SOB UM CHÃO EM LAGES DE PEDRA FAZENDO LEMBRAR A GEIRA ROMANA. DEPOIS DE SISTELO A O PERCURSO ROLAVA BEM ENTRE OS PASSADIÇOS PARA  CHEGARMOS AO ÚLTIMO ABASTECIMENTO PARA DEPOIS ENFRENTARMOS A ÚLTIMA GRANDE SUBIDA. SUBIDA ESSA QUE NA SUA PARTE INICIAL DEVIDO A UM PISO EM MUITO MAU ESTADO NÃO FOI FÁCIL E DEPOIS A ULTRAPASSAGEM  DO PICO DE GONDORIZ PIOR AINDA COM AS FORÇAS A FALTAR NOMEADAMENTE AO MONGE TSOARES QUE NESTA FASE ACUSOU UM POUCO O DESGASTE DA ETAPA E AINDA PARA MAIS COM UM RASGO NO PNEU QUE IA PERDENDO AR. À PASSAGEM DO PICO DE GONDORIZ FOI DESCER ATÉ AOS ARCOS DE VALDEVEZ E ATÉ A DESCIDA SE REVELOU CANSATIVA E PENOSA.
AO FIM DE CINCO HORAS E MEIA, OS MONGES DAVAM POR CONCLUÍDA NO PAÇO DE GIELA A SEGUNDA ETAPA DO VCPGE COM O TEMPO OFICIAL DE 05:34:59 



























PARA A ETAPA TRÊS TÍNHAMOS 101 KMS DUROS E A CONCLUSÃO DO VCPGE CASO CORRESSE DENTRO DAS NOSSAS EXPECTATIVAS.
SERIA UMA ETAPA DE GESTÃO NOS PRIMEIROS 60KMS PORQUE SE TRATAVA DA PARTE MAIS DURA DA ETAPA. OS 40 KMS FINAIS NÃO ERAM FÁCEIS PORQUE SERIAM CORRIDOS NUM SOBE E DESCE TREMENDO MAS SABÍAMOS, QUE SE PASSÁSSEMOS BEM ATÉ AO KM 60, DEPOIS PODERÍAMOS ESTICAR UM POUCO MAIS.
NESTA ETAPA O ESTADO DO TEMPO FOI FULCRAL. POIS A SUBIDA À BOALHOSA ERA QUALQUER COISA DE EXTRAORDINÁRIO, UMA PAREDE DAQUELAS COMPLICADAS MESMO, COM ZONAS MUITO ÍNGREMES E COMPRIDA  COM 10 KMS DE PURA DUREZA. 
A COISA CUSTAVA MAS OS MONGES AGUENTAVAM-SE BEM COM O TRATOR DO MONGE FILIPE A AUXILIAR BEM O ARADO DO MONGE TSOARES :) 
PASSADA A BOALHOSA FOI DESCER, DESCER PARA DEPOIS FAZER UMAS SUBIDINHAS CURTAS MAS COM A SUA DIFICULDADE PARA DEPOIS, FAZER A ÚLTIMA GRANDE E DURA ASCENÇÃO DO DIA, QUE FOI A SUBIDA AO MONTE DE SÃO GONÇALO E ASSIM A CHEGADA AO KM 60.
ULTRAPASSADO O MONTE DE SÃO GONÇALO, A "HOMILIA"  FOI OUTRA E ATÉ BARCELOS FOI SEMPRE A DESCARREGAR PEDALADAS COM GRANDE INTENSIDADE. DEPOIS DE BARCELOS AINDA SE ENFRENTOU A SUBIDA A REMELHE PARA DEPOIS FECHARMOS O PERCURSO EM VILA DO CONDE. AS FORÇAS JÁ NÃO ERAM MUITAS MAS OS MONGES AGUENTARAM-SE E POR MAIS UM ANO, POR MAIS UMA EDIÇÃO SÃO FINISHERS DO VCPGE :)
OS MONGES FECHARAM A ETAPA EM 05:38:08.
NA GERAL E NUM UNIVERSO DE 114 DUPLAS CLASSIFICADAS, OS MONGES CLASSIFICARAM-SE NA 73º POSIÇÃO COM O TEMPO DE 17:43:06. 
NA CLASSIFICAÇÃO DA CATEGORIA MASTER 30 E NUM UNIVERSO DE 50 DUPLAS CLASSIFICARAM-SE NA 34ª POSIÇÃO.
NÃO ERA A CLASSIFICAÇÃO DE QUE ESPERAVAM MAS ACABOU POR NÃO SER MÁ DE TODO. 
PARA 2020 HAVERÁ MAIS COM O PEQUENO OBJETIVO DE MELHORAR A MESMA :)



























OS AMIGOS DO TEX QUE ESTE ANO TROUXERAM 2 DUPLAS, TAMBÉM ELE EM FESTA, TAMBÉM ELES FINISHERS


E PELA 3ª VEZ NA TERCEIRA PARTICIPAÇÃO, OS MONGES CORTAM A META FINAL E TORNAM-SE ASSIM UMA VEZ MAIS FINISHERS DO VCPGE






ESTA DUPLA DE "AVOZINHOS"  SERÃO UMA MERA DUPLA DE "VELHOTES" PARA MUITOS. MAS ESTES SENHORES ANDAM QUE SE FARTAM. ALÉM DE SEREM UNS BEM DISPOSTOS EM CIMA DA BIKE, ANDAM MESMO MUITO E POR ISSO O NOSSO RESPEITO E ESPEREMOS ENCONTRARMOS EM 2020 :)


NO FIM DE TUDO, OS MONGES ESTAVAM EXAUSTOS MAS FARIAM NOVAMENTE A CONTENDA COMPLETA :) A SATISFAÇÃO ERA UMA VEZ MAIS ENORME E DE DEVER CUMPRIDO.
O MONGE TSOARES DIZIA "... Uma vez mais o Pak Ferreira fez dupla comigo, a eterna dupla de monges que tem penitenciado e de que maneira este tipo de provas que, a pesar de alguns azares e por vezes alguma falta de força da minha parte têm corrido bem. Não corremos pelos primeiros lugares porque esses, já têm os seus próprios candidatos. Corremos pelo objetivo de concluirmos as mesmas, de testar-nos as nossas capacidades de competitividade, de superação, de sofrimento, de prazer de pedalar pela natureza, seja a subir ou a descer e pelo ambiente que se cria e está instalado em torno destas provas por etapas. Conhecemos novos atletas, fazendo amizades com alguns o que torna tudo isto também numa aprendizagem.
Nesta edição tivemos o prazer de privar com o Marco SilvaClaudio VelosoDiogo Fernandes e o Fabio Martins conterrâneos nossos que nos apoiaram e que todos juntos passamos bons momentos, quer nos jantares com muita massa, quer nos momentos pós etapa, a recuperar dentro das águas do rio Vez...Em suma estou felicíssimo porque apesar de um ou outro contratempo as coisas correram bem..."
O MONGE FILIPE FERREIRA EXPRESSAVA O SEU CONTENTAMENTO "...Foi assim que fiz a minha 3º participação numa prova bem conhecida, como é o Vila do Conde Peneda-Gerês Extreme.
Mais uma vez em dupla com o meu amigo 
CisterBtt Soares Tony, conseguimos terminar os 3 dias de prova, cumprindo assim os objetivos traçados por nos.
A prova contou com 3 etapas. A 1º etapa com +/- 104 km e cerca de 2500+, a 2º etapa com +/- 74km e cerca de 2100+, e a 3º etapa com +/- 101 e 2100+.
Foram 3 dias que passaram a voar em cima e fora da bicicleta, convivendo num ambiente espetacular entre amigos. Muito obrigada ao meu amigo 
Soares Tony por me acompanhar mais uma vez nestas aventuras, agradecimentos também ao pessoal do Bttbraguinhas BttbraguinhasMarco SilvaFabio MartinsDiogo FernandesClaudio VelosoHenrique Pinheiro Pinheiro também presentes na prova, pelo apoio, pela camaradagem, pelo convívio e boa disposição...."





Sem comentários: