sábado, 8 de junho de 2019

VILA DO CONDE - PENEDA GERÊS EXTREME (VCPGE) 3; 4 e 5/8 de 2018

VCPGE (VILA DO CONDE-PENEDA GERÊS EXTREME, FOI UMA VEZ MAIS O GRANDE OBJECTIVO DOS CISTERBTT OS MONGES DA BICICLETA.
DURANTE MUITOS MESES, OS MONGES TRABALHARAM, PENARAM, PENITENCIARAM PARA ESTAREM BEM NESTA GRANDE E DURA PROVA QUE É O VCPGE. NÃO  QUE O OBJECTIVO FOSSE A CLASSIFICAÇÃO FINAL, POIS ESSE PORMENOR ERA O QUE MENOS CONTAVA MAS SIM, CHEGAR AO FIM DA PROVA COM AS ETAPAS SUPERADAS. ASSIM COMO FOI NA EDIÇÃO EM 2016.
A ORGANIZAÇÃO, COMO JÁ NOS HABITUOU, FOI DE UMA EXCELÊNCIA EXTRAORDINÁRIA. MUITO BOA MESMO. PARABÉNS A ELES. O TRAÇADO ERA DURO E ESPECTACULAR E PROMETIA MUITA PENITENCIA, MUITA GARRA NOS CRANKS E MUITA CAPACIDADE DE SOFRIMENTO. COISA A QUE OS MONGES ESTÃO AMPLAMENTE HABITUADOS. NO ENTANTO, OUTRO FACTOR VEIO A SER MUITO IMPORTANTE E FUNDAMENTAL E A MARCAR A PROVA SOBRETUDO A PRIMEIRA ETAPA. FOI O CALOR EXTREMO QUE SE ESPERAVA PARA ESSE PRIMEIRO DIA DE COMPETIÇÃO.
MUITOS FORAM OS BETETISTAS E ENTRE ELES O MONGE TONY_S QUE SE VIRAM MUITO AFECTADOS PELO EXTREMO CALOR QUE SE FEZ SENTIR PRINCIPALMENTE NO PRINCIPIO DA TARDE, NÃO ACABANDO A REFERIDA ETAPA.
APARTE DO QUE SE PASSOU NA PRIMEIRA ETAPA QUE ATÍPICO, A PROVA FOI DEVERAS ESPECTACULAR. 
NA SEGUNDA ETAPA, AS MONTANHAS DA PENEDA E DO SOAJO ASSIM COMO A ALDEIA DE SISTELO E A SUA ECOVIA, FORAM OS EX_LIBRIS DO PERCURSO QUE CONTINUAVA DURO, NUM DIA IGUALMENTE QUENTE MAS FABULOSO E PARA CULMINAR E ALIVIAR O "STRESS" DA COMPETIÇÃO, A ORGANIZAÇÃO, TINHA ORGANIZADO UM SUNSET  JUNTO ÀS MARGENS DO RIO VEZ NOS ARCOS DE VALDEVEZ QUE ERA O PONTO NEVRÁLGICO E RESPECTIVO PADDOCK  DA PROVA.
A TERCEIRA ETAPA EMPREENDEU-SE COM UMA DISTÂNCIA CONSIDERÁVEL E IGUALMENTE DURA COM PASSAGENS POR PONTE DE LIMA, FACHO, MONTE AIRÓ E POR FIM VILA DO CONDE.
NO FIM, A MISSÃO TINHA SIDO CUMPRIDA APESAR DO ACONTECIDO NA PRIMEIRA ETAPA AO MONGE TONY_S E AMBOS OS MONGES ESTAVAM CONTENTES E SOBRETUDO SATISFEITOS.
O MONGE TONY_S DISSE NO FIM DA PROVA "...Depois de já ter participado em 2016, regressei para a edição de 2018. Como sempre, uma organização exemplar e sempre com tudo muito bem programado e delineado. 2018, não foi só extreme pelo percurso mas também pelas altas temperaturas que se fizeram sentir mas isso, ninguém consegue controlar. Treinei o ano todo para esta prova, para uma vez mais tentar chegar ao fim e uma vez mais, cheguei ao fim mas, com um amargo de boca. Pois não consegui concluir a primeira etapa ficando fora a 30 kms do fim devido às elevadas temperaturas em que nas quais, não consegui evitar uma forte desidratação. Desculpa Pak Ferreira pois levamos uma penalização de tempo e obrigado Tiago Gomes pelo auxilio prestado e Amílcar Ferreira pelo apoio e força transmitida. Se na etapa 1 o dia foi complicado, para a etapa 2 a coisa não seria diferente. Se na noite do dia anterior estava para desistir da prova, levantei-me para a etapa 2 com o corpo rejuvenescido e por isso, fiz-me aos trilhos juntamente com o Monge Pak Ferreira. O corpo estava recuperado e as pernas com mais força no entanto, quando apanhava situações de "céu aberto" o calor era terrível e mexia comigo psicologicamente não me deixando soltar a minha pedalada. Com maior ou menor dificuldade terminamos a etapa e de forma classificada. Para a etapa 3 e última do #viladocondepenedagerêsextreme sentia-me ainda melhor para concluir a prova mas havia um ponto no factor psicológico que mexia comigo. Ao km 70 ponderei abandonar. Não que estivesse fraco mas outra coisa pendia para essa decisão. Depois de uma enfermeira da Cruz Vermelha me ter medido a pulsação e ter registado que estava "muito boa", foi como tivesse rejuvenescido e começasse ali a etapa. Foi prego a fundo até à meta escalando as últimas montanhas como se estivesse a descer  :) Por fim Vila do Conde à vista e cortava-mos a meta  :)
O sentimento de dever cumprido foi enorme apesar do susto da etapa 1 e da desilusão de não a ter terminado mas superou tudo o resto, quer a dificuldade da prova, quer os momentos de convívio que se viveu  :)

Ao Sr. Benjamim Silva um grande abraço porque continua numa forma estonteante apesar da idade e a ser um exemplo para o pelotão e obrigado Pak Ferreira por me teres acompanhado em mais uma grande volta e para 2019 cá estaremos novamente..."
O MONGE PAK FERREIRA NA SUA ALUSÃO AO EVENTO DISSE "...300 km, +/- 8000 D+, e temperaturas a chegar +/- aos 45º.

Participei em 2016 desde logo adorei a prova, staff muito bom, excelente organização, e acima de tudo grande convívio e ambiente saudável entre participantes e staff. Depois de em 2017 ter ficado de fora, em 2018 não poderia faltar, então carregando a camisola dos #cisterbtt, juntamento com o meu parceiro e amigo Soares Tony aceitei o desafio.
A PROVA partiu no primeiro dia de Vila do Conde fazendo cerca de 120 km até aos Arcos de Valdevez, dia muito duro devido as elevadas temperaturas, mas com paisagens e trilhos a valerem muito a pena o sacrifício. 
No segundo dia a prova saía dos Arcos de Valdevez do passo da Giela e terminaria no mesmo local, percorrendo 77km pela zona dos Arcos de Valdevez com passagens em zonas magnificas como Sistelo com paisagens deslumbrantes. Etapa mais curta mas não menos dura devido ao desgaste acumulado, ao calor e aos trilhos com muita pedra. 
No terceiro dia voltávamos ao passo da Giela para partir em direção a Vila do Conde, etapa com 107 km, com percurso menos duro, e com temperaturas mais baixas, foi a etapa no meu ver mais fácil de se fazer apesar do desgaste acumulado. 
Por Fim, grande aventura, grande camaradagem, muito sacrifício, muita superação.
Até 2019 VCPGE..."

ETAPA 1















ETAPA 2 





PARTIDA PARA A 2ª ETAPA FOI NO PAÇO DE GIELA



COM OS COLEGAS DE TOMAR E ORGANIZADORES DO TEX :)










REFRESCANDO NA ECOVIA DO SISTELO














EM PLENO SOAJO








O MONGE



NO SUNSET DO EVENTO




PÓS ETAPA





3ª ETAPA




COM O COLEGA MARCO DOS BRAGUINHAS BTT






EM PONTE DE LIMA







O FIM DE MAIS UMA AVENTURA POR ETAPAS :)








Sem comentários: