quinta-feira, 14 de junho de 2018

TEX TEMPLÁRIOS EXTREME (TOMAR) - 14 E 15 DE ABRIL (2 ETAPAS)

DEPOIS DE UMA MÁ EXPERIÊNCIA EM TERMOS ORGANIZATIVOS NO PRETORIAN BIKE RACE OCORRIDO NO MÊS ANTERIOR, OS MONGES DEPOSITAVAM ENORMES EXPECTATIVAS NO TEX DOS TEMPLÁRIOS, APESAR DE PAIRAR NO AR UM TEMPO DE CHUVA.
EFETIVAMENTE A CHUVA ESTEVE PRESENTE MAS SOMENTE NA 2º ETAPA, DEIXANDO O SOL PERCORRER POR COMPLETO A 1º ETAPA.
O TEX REVELOU O EPÍTETO DE EXTREME NAS DUAS ETAPAS PERCORRIDAS MAS, O SUCESSO FOI BRUTAL.
UMA ORGANIZAÇÃO EXEMPLAR EM TODOS OS NÍVEIS QUE BRINDARAM OS PARTICIPANTES COM DOIS DIAS DE BTT MUITO, MUITO BONS, COM PERCURSOS FORMIDÁVEIS.
A LOGÍSTICA ERA COMPLEXA MAS ESTAVA BEM MONTADA. DESDE O ALOJAMENTO (NUM PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO) COM BOAS CONDIÇÕES, AO RESTAURANTE DE APOIO À PROVA NO QUE AOS ALMOÇOS E JANTARES DIZ RESPEITO, SIMPLESMENTE, DO MELHOR QUE HÁ. MUITO BOM MESMO. NÃO FALTOU MESMO NADA.
O CONVÍVIO FOI DO MELHOR COM GENTE MUITO BOA E A SEMPRE SAUDÁVEL HABITUAL TROCA DE OPINIÕES SOBRE VÁRIOS TEMAS RELACIONADOS COM O BTT COM OS RESTANTES PARTICIPANTES.
NESTE GÉNERO DE PROVAS, CULTIVA-SE MUITO ISSO O QUE É BOM E SAUDÁVEL ALÉM DE SE CONSTRUÍREM AMIZADES.
NESTE EVENTO ESTEVE TAMBÉM PRESENTE O MEU AMIGO NUNO CAMPOS QUE SE FAZIA ACOMPANHAR PELOS SEUS "PRIMOS" :) E EM QUE NO QUAL FOI MAIS UM BOM MOTIVO DE UM BOM CONVÍVIO :)
OS MONGES CHAMADOS A CAPÍTULO PARA ESTA PROVA POR ETAPAS E EM DUPLAS FORAM O CISTER MONGE TONY S E O CISTER MONGE FILIPE FERREIRA.









A 1ª ETAPA ERA A MAIS LONGA E A MAIS DURA, COM RAMPAS LONGAS E ÍNGREMES. FORAM 123KMS NUM AUTÊNTICO SOBE E DESDE CONSTANTE.
ESTA ETAPA INCIDIU NA SUA TOTALIDADE EM TORNO DO RIO ZÊZERE. FOI FANTÁSTICA, COM PAISAGENS FENOMENAIS E SUBIDAS INTERMINÁVEIS E DURÍSSIMAS.
AS MARGENS DO RIO ZÊZERE REVELAM DE FACTO MUITA COISA LINDA ASSIM COMO O PRÓPRIO RIO EM SI QUE SERPENTEIA SERRAS E ALDEIAS CRAVADAS NAS MESMAS É BELÍSSIMO.
O PERCURSO PASSOU TAMBÉM POR ALGUMAS SERRAS E POPULAÇÕES AFETADAS PELOS GRAVES INCÊNDIOS DE 2017 E AÍ, PODE-SE VER IN LOCO O TERROR CAUSADO E O TRISTE CENÁRIO NEGRO QUE PINTOU ALGUMAS DESTAS ZONAS.
NO QUE À PROVA DIZ RESPEITO, OS MONGES PORTARAM-SE BEM. FIZERAM UMA PROVA EM GESTÃO E NÃO EM GRANDES PEDALADAS DESENFREADAS, POIS OS KMS ERAM MUITOS E A DUREZA ENORME E HAVIA QUE DOSEAR O ESFORÇO POIS NO DIA SEGUINTE HAVIA OUTRA ETAPA IGUALMENTE DURA PARA PERCORRER.
MONTANHA À MONTANHA E QUAL DELAS MAIS DURA, A PENITÊNCIA FOI SENDO FEITA COM BOA DISPOSIÇÃO E SATISFAÇÃO. BEM REGADOS E ALIMENTADOS POR REFORÇOS ALIMENTARES MUITO BONS E ONDE MAIS UMA VEZ NÃO FALTAVA NADA, QUER EM VARIEDADE, QUER EM QUANTIDADE.
ENTRE SOLOS  E DUPLAS, OS MONGES COMPETIRAM EM DUPLAS E NESTA PRIMEIRA ETAPA FICARAM EM 22º LUGAR COM O TEMPO OFICIAL DE 09:02:30
FICAM AS FOTOS DE VÁRIOS MOMENTOS DO DIA :)










































PARA A 2ª ETAPA O CENÁRIO MUDOU BASTANTE À EXCEPÇÃO DA DUREZA QUE CONTINUOU ALTA.
O CLIMA MUDOU, ESTANDO UM DIA COM CHUVA E MUITA, MUITA LAMA E CLARO MAIS CINZENTO, OS TRILHOS QUE CONTINUARAM A SER DE UMA ENORME BELEZA, ERAM MAIS TÉCNICOS E EM ALGUMAS ZONAS DO PERCURSO, MAIS PERIGOSOS DEVIDO AO TEMPO E À MUITA LAMA QUE CONTINHAM. NUM DELES, O MONGE TONY S FOI AO CHÃO.
ORGANIZACIONALMENTE, NÃO FALTOU NADA COM BONS REFORÇOS E SEMPRE MUITO APOIO PRESTADO AOS BETETISTAS. PENA MESMO, FOI A CHUVA QUE NÃO DEIXOU VISLUMBRAR TODA A BELEZA DO PERCURSO.
A PASSAGEM PELAS RUELAS DE OUREM FOI FABULOSA ASSIM COMO A ENORME SUBIDA ÀS ANTENAS ASSIM COMO A PASSAGEM PELO PARQUE PALEONTOLÓGICO DA SERRA DE AIRE.
DEVIDO A QUESTÕES DE SEGURANÇA, A ETAPA FOI ALTERADA NOS ÚLTIMOS 5KMS SENSIVELMENTE FAZENDO A MESMO POR ESTRADA ATÉ TOMAR.
E COM UM BOM E AGRADÁVEL ALMOÇO VOLANTE NO FIM DA ETAPA, OS MONGES TERMINARAM O TEX DOS TEMPLÁRIOS COM MUITA SATISFAÇÃO E DEVER CUMPRIDO, COM DOIS DIAS DE INTENSA PENITÊNCIA. 
TERMINANDO ASSIM A 2ª ETAPA NO 16º LUGAR COM O TEMPO OFICIAL DE 06:09:25 E TERMINANDO NO GERAL NO 16º LUGAR COM O TEMPO OFICIAL DE 15:11:55
 FICAM AS FOTOS DE VÁRIOS MOMENTOS DO DIA  E O DESEJO DE VOLTAR EM 2019 :)


















Sem comentários: